sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Queijo Labneh (queijo fresco para barrar)

Não sei se alguma vez pensaram em fazer o vosso próprio queijo fresco mas, mesmo que a resposta seja não, esta receita é tão fácil que qualquer um de vocês vai querer fazer. :) Este queijo é do tipo Philadelphia, mas mais amargo com o sabor do iogurte natural. É um queijo muito saudável, típico do Líbano e outros países do Médio Oriente. Deixo-vos a foto do meu produto final, e a receita em baixo. Bom proveito!

Acabadinho de pôr na taça. :)

Queijo Labneh

  • 500 gr de iogurte natural 
  • 1/2 clhr de chá de sal
  • *opcional* ervas aromáticas, alho, nozes picadas, etc.
  • um pano (gaze ou musselina) com cerca de 38 cm de diâmetro


  1. Colocar um escorredor de esparguete sobre uma taça funda, e pôr o pano dentro do escorredor com as pontas de fora.
  2. Misturar o iogurte muito bem com o sal. Eu fiz o queijo simples, mas se quiserem pôr ervas aromáticas ou alho, juntam agora ao iogurte e misturam bem.
  3. Pôr a mistura dentro do pano, juntar as pontas, e fechar bem com um saquinho, com a ajuda de cordéis.
  4.  Pôr um prato por cima do saquinho e deixar descansar num local bem fresco durante cerca de 15 horas (ou até dois dias, se quiserem menos cremoso). Eu pus no frigorífico porque o nosso apartamento está sempre quente, e o queijo precisa de um sítio bem fresco, para não estragar.
  5. Passadas as 15 horas, podem colocar o queijo numa taça e guardar no frigorífico até comer, ou então comer assim que estiver pronto. :)


Notas: 
  • Caso queiram apressar o processo (tal como eu), podem espremer um pouco o saquinho para sair o liquido do iogurte, antes de porem no frigorífico.
  • O queijo dura cerca de dois dias no frigorífico, e até cerca de uma a duas semanas no máximo, conservado em azeite. 
  • Para conservar em azeite, formar bolinhas com o queijo e colocar num frasco esterilizado. Cobrir com azeite extra virgem, e juntar ervas aromáticas a gosto. No caso de se conservar o queijo com este método, deve deixar-se marinar durante um dia, no mínimo, antes de consumir.
  • Segundo a receita original, este queijo pode ser tornado vegan usando iogurte de soja.

Caso queiram ver o processo passo a passo, vejam o link no final. Está em inglês mas as imagens são fáceis de seguir.



Sem comentários:

Enviar um comentário