sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pasta de sal

A autora do blogue espanhol "Tres arándanos", publicou uma receita que me despertou imediatamente o interesse mas, apesar dos ingredientes, esta receita não é de comida. Conhecem aquelas recordações muito giras que se fazem dos bebés, em que se "imprime" as mãos ou os pés da criança em gesso ou barro? Pois bem, não precisam de ir às lojas gastar fortunas para fazer uma recordação destas. Tudo o que precisam é de sal, farinha, água e umas tintas para decorar. Ah, e um forno. Em baixo seguem as fotos da minha experiência e a receita.



Pasta de sal


  • 1 copo de sal
  • 1 copo de farinha
  • ~1/2 copo de água
  • tinta acrílica para decorar *opcional*

  1. Dissolver o sal num pouco da água.
  2. Misturar o sal com a farinha e ir juntando o resto da água lentamente, até ter uma consistência elástica mas não pegajosa.
  3. Com a massa forma-se uma bola (ou outra forma da vossa preferência). Também se pode pôr a massa numa caixinha, mas a caixa tem de ser daquelas que podem ir ao forno.
  4. Agora está na hora de pôr as mãos da pestinha na massa, literalmente. Esta deve ser a parte mais difícil. Os pés foi fácil de fazer, mas quando foi altura de fazer a impressão das mão a minha filha passou o tempo a apertar a massa. Tive de repetir a impressão umas duas vezes, mas resultou.
  5. Leva-se a massa ao forno num tabuleiro com papel vegetal durante 3 horas. A temperatura do forno deve rondar os 120-150 graus. A massa deve ficar bem seca, e convém guardar num sítio com pouca humidade.
  6. Agora é só decorar com cores à escolha. :)


Eu não decorei as impressões que fiz porque não tinha tintas em casa. Mas fica muito bem. Podem ver fotos de impressões pintadas no blogue "Tres arándanos", deixo o link no fim. Sugiro que dêem uma vista de olhos por este blogue, é dos meus preferidos. Começou o blogue à não muito tempo, mas as coisas que tem são o máximo.

Sugestão: Como podem ver nas minhas fotos, eu aproveitei para escrever o nome da minha filha na impressão, e pus também a idade dela e alguns corações. Fiz isto usando um palito, mas também se pode usar uma faca, sempre com cuidado para não se cortar muito fundo.

4 comentários:

  1. Muito obrigado, e sua versão é muito bonita! Eu quero fazer isso de novo com coraçoes :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eu nem sei quanto tempo deixei os meus exactamente, mas o que podes fazer é como fez a Eva o blog "Tres Arandanos", ela pos um bocado no forno e depois deixou em cima do aquecedor. Tu, estando calor podes por ao sol, estando frio em cima do aquecedor. :P

      Eliminar
    2. Mas foi umas três horas, sim.

      Eliminar